19.6.14

Câmara de Fafe vai pagar rendas de casa a carenciados

in Notícias ao Minuto

A Câmara de Fafe vai pagar as rendas de casa às famílias que enfrentam maiores dificuldades económicas devido ao desemprego, avançou hoje à
Segundo o presidente Raul Cunha, aquela medida está incluída num "pacote mais alargado", de quatro eixos, que pode chegar aos 200.000 euros de dotação.

O autarca explicou que é intenção do município, numa primeira fase, minimizar o impacto do desemprego que afeta centenas de famílias no concelho.

Em cinco anos, de acordo com números oficiais, o número de pessoas sem trabalho subiu 19,3% no concelho de Fafe, afetando 3.811 pessoas em janeiro deste ano.

"Com este programa, a Câmara de Fafe quer garantir que os munícipes mais carenciados possam ver aliviadas as suas dificuldades, nomeadamente em termos de alimentação, casa, educação e saúde", declarou o presidente.

O apoio nas despesas de habitação, frisou ainda, "destina-se a pessoas que se encontrem em situação de comprovada incapacidade económica para suportar a totalidade da renda ou empréstimo bancário". O seu valor dependerá do rendimento do agregado familiar, do valor da renda da casa e da tipologia da habitação.

A concessão do apoio ao arrendamento tem a duração de 12 meses, podendo ser renovado por igual período, sendo a duração máxima de 36 meses.

O pacote de ajudas prevê também um "Fundo Social de Emergência" para agregados familiares com rendimentos "abaixo do limiar da pobreza", que poderão receber apoios globais até ao valor correspondente a dois salários mínimos nacionais.

Neste âmbito, o município comparticipará despesas com água, eletricidade, gás e mensalidades nos equipamentos de apoio à infância, idosos e deficiência.

Também está prevista a comparticipação de despesas com medicamentos e despesas de educação, incluindo livros e material escolar.

O pacote de apoio hoje anunciado também inscreve meios para ajudar nas deslocações às consultas médicas, no âmbito de um acordo celebrando com o núcleo local da Cruz Vermelha.

Está ainda previsto o apoio jurídico às famílias sobre endividadas, através de um gabinete de apoio à família que a autarquia vai implementar.

De acordo com Raul Cunha, a segunda fase deste plano, a anunciar nas próximas semanas, prevê, "planos de trabalho e medidas de atuação para o emprego e de apoio aos empresários e empreendedores".