8.3.23

Portalegre é o distrito com menos habitantes e com a maior perda de população na última década

Raquel Albuquerque e Sofia Miguel  Rosa, in Expresso

Segundo os Censos, o distrito de Portalegre tinha 104.923 habitantes em 2021 e perdeu 11,5% da sua população em dez anos. Todos os concelhos têm agora menos residentes, mas Nisa, Gavião, Avis e Fronteira são os que mais encolheram

Há já várias décadas que Portalegre é o distrito onde vivem menos pessoas no país e, com a perda de população ao longo do tempo, é agora o que está mais próximo de ficar abaixo dos 100 mil habitantes. Segundo os Censos, o distrito alentejano tinha 104.923 residentes em 2021 e quase todos os seus concelhos perderam mais de 10% população na última década.

Comparando os 18 distritos do país, Portalegre foi o que teve a maior perda de residentes (11,5%), com menos 13 mil do que há dez anos. Contudo, a descida não está muito distante do que aconteceu na Guarda, que viu o número de habitantes recuar 11,2%.

Nos distritos de Guarda, Bragança e Beja, todos na mesma linha do interior do território, também vivem menos de 150 mil pessoas, sendo que vários municípios no litoral do país já concentram mais habitantes do que estes grandes distritos.

No caso de Portalegre, vivem 17 pessoas por km2, uma densidade populacional que até fica acima de Beja (14 hab/km2), mas muito distante do que se verifica no distrito de Lisboa (824) ou do Porto (746).

EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO POR DISTRITO

Nos últimos dez anos, a perda de residentes em Portalegre deu-se em todas as faixas etárias, sendo mais intensa nas crianças (-18%) do que nos idosos (-3%). Mas os dados dos Censos mostram que desde a década de 1990 já existem mais idosos do que crianças no distrito de Portalegre, uma realidade que só se verificou a nível nacional no recenseamento de 2001.

EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO DE PORTALEGRE

A perda de população aconteceu em todos os concelhos do distrito de Portalegre: 12 dos 15 perderam mesmo mais de 10% de habitantes. Nisa, Gavião, Avis e Fronteira são os que mais encolheram.

Os dados dos Censos mostram também que quase dois terços dos residentes do distrito (63%) estão concentrados em apenas quatro concelhos (Portalegre, Elvas, Ponte de Sor e Campo Maior). Em resumo, o distrito de Portalegre ocupa 7% do território do país, mas tem apenas 1% da população.

PERDA DE POPULAÇÃO EM TODOS OS CONCELHOS DE PORTALEGRE