7.12.07

Concelho é o quarto do país com mais voluntariado

Magalhães Costa, in Jornal de Notícias

Ao completar um ano de funcionamento, o Banco Local de Voluntariado, a funcionar na Rua Frei Caetano Brandão, em pleno Centro Histórico de Braga, conseguiu já uma adesão de 212 pessoas, 96 das quais já integradas em 20 instituições que se associaram ao Plano Nacional para a Inclusão.

Se o número de voluntários é considerado "satisfatório", colocando Braga no quarto lugar do ranking nacional, já o mesmo não se pode dizer em relação às instituições aderentes, com uma taxa de participação ainda baixa, se se levar em linha de conta que o concelho bracarense alberga cerca de uma centena de instituições de solidariedade social.

Por outro lado, ao nível do voluntariado empresarial, apenas uma entidade - a empresa municipal "BragaHabit" - se associou ao projecto, o que deixa, à partida, transparecer alguma "indiferença" e até "distanciamento" da parte do patronato ao papel do voluntariado na sociedade.

"Vamos tentar alargar este serviço às empresas e outras instituições do concelho de Braga, através de contactos personalizados, explicando os projectos e as oportunidades do voluntariado", disse Paula Caramelo. Aquela técnica do Banco Local de Voluntariado, sob a alçada do pelouro municipal de Acção Social, considera, mesmo assim, "muito positivo" o balanço de um ano de actividade, cujas iniciativas se centraram, basicamente, nas áreas da acção social, cooperação para o desenvolvimento, acção cívica, desporto, protecção civil e educação.

Aderiram já a este projecto, entre outras instituições bracarenses, o núcleo distrital da Quercus, Associação Humanitária Habitat, Cáritas de Braga, Cooperativa Cultural ATLAS, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), Cruz Vermelha Portuguesa e vários centros sociais e paroquiais.

Quanto ao perfil do voluntariado, a maioria das pessoas aderentes (87%) são do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 18 e os 80 anos. Mais de metade dos voluntários (51%) possuem formação superior.

Relativamente à situação dos voluntários face ao emprego, 41 dos inscritos são reformados, 47 estudantes, 71 no activo e 28 de-sempregados. Já a preferência do público-alvo centra-se, fundamentalmente, nos idosos, seguido das crianças.