7.12.07

Empresas apoiam deficientes

José Carlos Sá, in Jornal de Notícias

A Cooperativa para a Educação e Reabilitação dos Cidadãos Inadaptados de Aveiro (CERCIAV) e a Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) decidiram unir esforços para abrir as portas do mercado de trabalho a pessoas com deficiência mental grave e profunda e com problemas de foro psiquiátrico dos centros de actividades ocupacionais da CERCIAV.

O protocolo de cooperação prevê a cedência de peças a ser montadas pelos trabalhadores ocupacionais nas instalações da instituição e a realização de tarefas no ambiente normal de trabalho em empresas da região. "Visa incentivar uma cultura de igualdade de oportunidades dos cidadãos ao nível do direito de trabalho", explicou a directora- -geral da AIDA. Elisabete Rita mostrou-se convicta de que este desafio contará com a adesão dos empresários.

O presidente da Direcção da CERCIAV, Fernando Vieira, destacou o "carácter inovador" desta parceria que, a curto prazo, permitirá melhorar a percentagem de integração profissional que, a este nível, rondam os 25%.

A CERCIAV conta com dois centros de actividades ocupacionais na Quinta do Picado, Aradas, e na Colónia Agrícola da Gafanha da Nazaré, Ílhavo, que integram 95 trabalhadores.