19.11.07

Apoio social recompensado

Carla Soares, in Jornal de Notícias

Crianças do Aleixo passam o final de tarde na sala de convívio, onde o jogo é mais seguro do que na rua


Duas instituições diferentes, o mesmo objectivo e a mesma dificuldade de sempre. A Obra do Frei Gil e a associação do Bairro do Aleixo, no Porto, apoiam socialmente as crianças e jovens, mas as verbas não chegam para projectos e instalações. A Fundação Gulbenkian veio dar uma ajuda, recompensando cada uma delas com 25 mil euros, metade dos quais já chegou às mãos de ambas. O resto chegará mais tarde, mediante apresentação de projectos e facturas.

A Obra do Frei Gil debate-se, há anos, com a dificuldade em concluir uma casa que está a construir de raiz para as crianças e jovens em risco, vítimas de abandono, negligência ou maus tratos. Esta é a principal vocação da instituição, que gere vários lares. O montante oferecido pela Gulbenkian, através do seu serviço de saúde e desenvolvimento humano, servirá para pagar o aquecimento da nova casa. Um apoio essencial, consideram os responsáveis da obra, fundada em 1942. Porém, muito falta para abrir portas e a solidariedade da sociedade civil não chega, daí reforçarem os apelos ao Estado, nomeadamente ao Ministério da Segurança Social, onde estão pendentes pedidos de apoio.

Cursos e novo equipamento

É sobretudo à Câmara do Porto que se dirigem os apelos da Associação de Promoção Social da População do Bairro do Aleixo, criada há quase três décadas como comissão de moradores. Mas também ao Ministério da Educação, "pela denúncia dos acordos de cooperação" no âmbito dos ATL, ocupação de tempos livres.

No caso desta associação, o dinheiro da fundação será aplicado na aquisição de equipamentos; material; cursos de informática, de iniciação de inglês, robótica ou apoio à matemática; actividades culturais e visitas de estudo, também para adultos. Protecção à infância e à juventude, mas também à terceira idade, constitui a missão da estrutura que desenvolve o seu trabalho num bairro social problemático do Porto.

A dormir num apartamento

Porque sem tecto não há apoio social e educativo que resista, são as dificuldades em concluir a nova casa que preocupa, essencialmente, a direcção da Obra do Frei Gil. Na Rua do Professor Mota Pinto, em Ramalde, o novo lar de acolhimento já tarda.

A obra foi lançada em Novembro de 2002 e, por falta de verbas, esteve, cerca de um ano e meio, parada. A expectativa é a de que, nos primeiros meses do próximo ano, esteja pronta, disse ao JN Luís Lourenço, director adjunto da obra, criticando ainda o que diz ser um estigma prejudical a estas instituições.

O futuro lar vai permitir realojar as 35 crianças e jovens de dois estabelecimentos no Porto a Casa do Estudante, na Rua da Boavista, que está visivelmente degradada; e o Berço da Caridade, demasiado pequeno. Na primeira, as crianças e jovens já não dormem, por não terem condições. É lá que funcionam os serviços, que convivem, vêem televisão e fazem as refeições. Mas passam a noite num apartamento, num primeiro andar, com seis quartos, sala e cozinha. São cerca de 900 euros por mês de renda.

Todas as noites e há três anos, as crianças rumam até aos quartos, numa rua ali bem perto. A casa antiga, com quase 300 metros quadrados, está à venda.

Para a nova casa, não conseguiram concorrer a nenhum programa, mas fizeram pedidos directos. O Instituto de Segurança Social deu parecer favorável, garante o responsável da obra, que recorda também a ajuda pedida à Câmara e à Junta de Cedofeita no sentido de realojar as crianças.

Da sociedade civil, continuam a chegar apoios, como o de uma noiva que transformou a sua lista de casamento numa lista de ofertas para a Obra do Frei Gil.

Novo edifício ainda tem muitas carências

Além do aquecimento, falta dinheiro para o gerador, o elevador, o monta-cargas, entre vários outros equipamentos.

Obra do Frei Gil com casas em outros distritos

O Solar da Sagrada Família e o Infantário Colégio do Frei Gil ficam em Aveiro; há casas da criança nos distritos de Coimbra e Santarém.

Associação do Aleixo ajuda crianças e idosos

É prestada protecção à infância, à juventudade e à terceira idade, através de um infantário, tempos livres e um centro de convívio.