28.11.07

Um em cada cinco alunos do secundário já consumiu droga

Catarina Gomes, in Jornal Público

Um em cada cinco alunos do ensino secundário admite que já consumiu droga alguma vez na vida, 88 por cento já beberam álcool e 55 por cento já fumaram, revelam dados preliminares do Inquérito Nacional em Meio Escolar de 2006 ontem divulgados no Parlamento por responsáveis do Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT).

Os resultados finais do estudo serão divulgados em Dezembro mas Manuel Cardoso, membro do conselho de administração do IDT, avançou com alguns dados que indicam que o consumo de álcool, tabaco e droga tem vindo a diminuir desde 2003, tanto no terceiro ciclo (7.º, 8.º e 9.º anos) como no secundário (10.º ao 12.º anos).

Por exemplo, o número de jovens do secundário que consumiu bebidas alcoólicas pelo menos uma vez caiu de 92 para 88 por cento entre 2003 e 2006, enquanto o consumo de drogas desceu sete por cento, rondando os 20 por cento, escreve a Lusa. Também o tabaco regista uma diminuição entre os estudantes do secundário, passando de 68 para 56 por cento.

No terceiro ciclo, 60 por cento dos alunos já experimentaram bebidas alcoólicas, um valor que atingia os 68 por cento em 2003, enquanto o consumo de tabaco caiu dos 49 para os cerca de 35 por cento. No entanto, o consumo de drogas entre os alunos deste nível de escolaridade manteve-se praticamente inalterado, pouco acima dos dez por cento. A cannabis continua a ser a substância mais experimentada.

Analisando também alguns dados preliminares sobre um estudo sobre consumo de drogas na população em geral, Manuel Cardoso referiu que é dos 15 aos 24 anos que o aumento de consumo de drogas mais se verifica. Mas esse aumento não se reflecte, por exemplo, nas mortes por overdose em Portugal, grupo onde quase não há jovens, notou o presidente do IDT, João Goulão. Das 216 mortes relacionadas com droga (que não foi necessariamente a sua causa) no ano passado, cerca de metade resultaram de overdose, sendo o grupo mais representado o dos 35 aos 39 anos. com Lusa