20.11.07

Doze milhões emprojectos sociais

Manuel Vitorino, in Jornal de Notícias

Foi a pensar no apoio aos idosos e às crianças que, ontem, a Câmara de Gaia deu a conhecer 16 candidaturas ao programa de alargamento da rede de equipamentos sociais. Os projectos, ainda em fase de selecção, totalizam cerca de 12 milhões de euros e alguns deles só foram possíveis de concretizar graças ao "incansável trabalho" dos técnicos da autarquia. "Ainda temos grandes carências", reconheceu o vereador da Acção Social, Guilherme Aguiar.

Havia rostos expectantes no salão nobre da Câmara. Na sua maioria, dirigentes de instituições de solidariedade social e em comum um desejo partilhado verem aprovados os projectos do Programa Pares: "Queremos remodelar e ampliar o edifício [na Rua General Torres] e dar outra resposta mais alargada a quem precisa. Já temos 69 idosos nas nossas instalações e desejamos alargar os serviços sociais. O programa aponta para mais 30 pessoas no centro de dia e 20 no apoio domiciliário", contou Manuela Neves, assistente social da Cruz Vermelha do Porto.

Ao JN, falou da sua experiência "Ainda há gente a viver muito mal e sem família. Existem pessoas com reformas muito baixas que mal chegam para pagar os medicamentos", reconheceu, sem antes contar pequenos dramas caseiros: "Conheço gente a viver no Centro Histórico de Gaia que gasta quase tudo em medicamentos. Só uma resposta concertada poderá dar resposta a estas questões sociais", disse.

Escutam-se, entretanto, outras preocupações"Vivem-se tempos de incerteza em relação aos ATL e caso os problemas não sejam resolvidos poderão ter consequências desastrosas", avisa Marco António Costa, vice-presidente da Câmara de Gaia. O presidente do Executivo (e presidente do PSD) Luís Filipe Menezes, escuta e opta por não intervir na cerimónia.

Antes, o vereador da Acção Social deu especial destaque às diferentes instituições sociais do concelho "São fundamentais e a Câmara quer melhorar a oferta. Por exemplo, em termos de crianças em risco, temos uma cooperação estreita entre a Segurança Social o Tribunal de Gaia", concluiu.