21.11.07

Formação ajuda a criar mais riqueza

in Jornal de Notícias

A educação é fundamental para o aumento da riqueza do país e para o desenvolvimento social e cultural da humanidade, sublinharam vários especialistas durante a conferência internacional sobre sucesso e insucesso escolar, que decorre na Fundação Gulbenkian, em Lisboa.

"Educação é um investimento para produzir capital humano, essencial para aumentar a produtividade e as capacidades económicas do país", disse Anna Vignolles, da Escola Londrina de Economia e Ciências políticas, durante o encontro, seguido por vídeo-conferência pela Lusa.

Apesar do investimento na educação ser "de grandes custos", Anna Vignolles referiu que a "educação traz benefícios para o pais e para os indivíduos ao aumentar, para além da produtividade, os salários" que "devem reflectir os níveis de produtividade dos indivíduos".

No entanto, Anna Vignoles chamou a atenção para a necessidade de haver um "aumento do capital de forma organizada", para evitar o sobre-emprego, que é, segundo a investigadora, actualmente visível, sobretudo, nas "profissões artísticas".

Segundo Manuel Villaverde Cabral, investigador e coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, é "este défice de capital humano que explica a extrema dificuldade com que a economia (portuguesa) está a enfrentar os desafios da competitividade à escala global".