22.11.07

Microcrédito ganha espaço em Portugal

in Jornal Público

O microcrédito tem uma importância crescente em Portugal, o que revela que "este fenómeno não é só característico dos países em desenvolvimento", afirmou ontem o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos.

Falando na abertura da conferência As instituições financeiras e o desenvolvimento do microcrédito, em Lisboa, o ministro sublinhou que a actividade de microcrédito é "muito positiva e indispensável, mesmo em países ditos desenvolvidos".
O ministro destacou a importância do microcrédito enquanto instrumento ao serviço do bem-estar dos indivíduos e das famílias.

E defendeu que "são visíveis e mundialmente reconhecidos" os seus efeitos em matéria de inserção social dos menos favorecidos, aumento da produtividade e empregabilidade das famílias com menos rendimentos e do bem-estar pessoal.

O Governo reconhece que o microcrédito, ao permitir que "cada um ponha em desenvolvimento o seu potencial de criação de riqueza e ao estimular a iniciativa individual na criação de emprego ou negócio próprio", revela a capacidade de a sociedade assumir de forma responsável as suas obrigações.

O Presidente da República, Cavaco Silva, em mensagem enviada à conferência, afirma acreditar no "potencial de mudança que o microcrédito representa para vastos sectores da sociedade portuguesa, ainda fortemente marcada por desigualdades, escassez de oportunidades e por situações de exclusão social". Lusa

5000
O microcrédito é um empréstimo bancário de 5000 euros reembolsável em 36 prestações mensais, segundo a Associação Nacional de Direito ao Crédito