14.11.07

Um em cada cinco imigrantes sem emprego compatível com currículo

in Jornal Público

O desempenho económico de Portugal vai ser condicionado pelo subaproveitamento das capacidades dos imigrantes qualificados residentes e pela falta de investimento em políticas para atrair novos quadros estrangeiros altamente qualificados, conclui um estudo ontem divulgado.

As conclusões são do Estudo Prospectivo sobre Imigrantes Qualificados em Portugal, promovido pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, apresentado ontem em Lisboa.

De acordo com a investigação - da autoria de Pedro Góis e José Carlos Marques -, aproximadamente um em cada cinco imigrantes qualificados em Portugal dispõe de habilitações superiores. Porém, desses, em média, menos de 20 por cento consegue um emprego compatível com as suas habilitações. Esta situação afecta, sobretudo, os estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e os trabalhadores da Europa de Leste.

De acordo com os inquéritos realizados, 38,8 por cento dos cidadãos entrevistados tinham completado o ensino secundário ou uma formação técnico-profissional, enquanto 60,8 por cento dispunham de um curso de nível superior (politécnico ou universitário).

O difícil reconhecimento e a desvalorização de competências e qualificações dos imigrantes em Portugal devem-se sobretudo, de acordo com o estudo, a processos morosos, dispendiosos e extremamente burocráticos e ao não-tratamento deste tipo de informação pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Lusa