12.11.07

Presidente da CCDR avisa que o QREN pode ser a "última oportunidade" para o Centro

in Jornal Público

Alfredo Marques apelou aos autarcas e agentes económicos para encararem os fundos estruturais como uma obrigação para desenvolver a região


A O Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que irá vigorar até 2013, poderá ser a "última oportunidade" para desenvolver a Região Centro do país, alertou o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da região, Alfredo Marques.

"Devíamos tomar este pacote de fundos estruturais e fazer dele como se fosse a última oportunidade de ter à nossa disposição um envelope financeiro, de grande volume, e dar um salto decisivo para ver a nossa região a par da média nacional e, depois, da média europeia", afirmou quinta-feira Alfredo Marques, numa sessão extraordinária da Assembleia Municipal da Guarda, que incluiu um debate sobre o QREN e o plano estratégico da Comurbeiras - Comunidade Urbana das Beiras.

A Região Centro, lembrou, "é a segunda mais atrasada no contexto nacional e a segunda mais atrasada no contexto da Europa dos 15", situação que considerou "um palmarés pouco honroso". Para ultrapassar a situação e aumentar os índices de desenvolvimento da região, Alfredo Marques apelou aos autarcas e agentes económicos para encarar o QREN "como se fosse a última oportunidade".

"Seja a última ou não seja, é uma grande oportunidade e não pode ser desaproveitada", afirmou este responsável, recordando que já passaram três quadros comunitários e que o balanço global "é claramente positivo para o país", embora o balanço do último [QCA III] tenha sido "menos positivo do que os anteriores".

Alfredo Marques recordou as grandes prioridades do QREN para Portugal e, em relação à Região Centro, salientou que existem programas estruturais específicos que deverão canalizar cerca de cinco mil milhões de euros.

Na mesma sessão, foi apresentado o plano estratégico da Comurbeiras, que contempla 550 projectos para toda a área da Comunidade Urbana das Beiras, num investimento de 900 milhões de euros, a candidatar ao QREN.

No documento estão vertidos projectos como a criação de uma clínica bioclimática, um parque de tecnologia logística, a implementação de uma rede de transportes limpos, um museu da água e um pólo de investigação da Faculdade de Medicina da Universidade da Beira Interior. PÚBLICO/Lusa

Alfredo Marques lembrou que o balanço do último quadro comunitário de apoio não foi tão positivo como os dois anteriores