27.11.07

Igreja Católica propõe "rede social da saúde"

in Jornal de Notícias

Saúde é áre ade intervenção social dos católicos


A Igreja Católica quer criar uma "rede social da saúde", que, com a cooperação entre organismos religiosos, públicos e privados, consiga dar um apoio à pessoa ao longo de toda a sua vida. A ideia foi lançada ontem, em Fátima, na abertura do 20.º Encontro Nacional da Pastoral da Saúde, partindo da constatação de que as limitações das várias instituições que trabalham no terreno podem ser compensadas com um reforço da colaboração, criando "pontes entre as comunidades cristãs e os centros de saúde ou outras unidades de serviço às pessoas".

"Não se pretende interferir nas decisões das pessoas, mas, consoante as suas decisões de vida, procuramos levá-las a um quadro de felicidade", explicou o padre Vítor Feytor Pinto, coordenador da Comissão Nacional da Pastoral da Saúde. Lembrou, a propósito, as experiências dos Centros de Apoio à Vida, que acompanham famílias e oferecem apoio à maternidade, trabalho para o qual é necessário "uma maior cooperação com o Estado e outras organizações não governamentais no terreno". Tal como acontece com a "Rede Social".

Prometendo a definição de linhas orientadoras de boas práticas sem juízo moral preconcebido, Feytor Pinto defendeu a aposta das instituições católicas numa "relação ecuménica e inter-religiosa" com a sociedade. "Não temos uma nova evangelização se não tivermos um espírito de abertura a toda a gente".

O encontro permitiu ainda abordar a necessidade de reforçar o apoio à família e a mães em dificuldade para evitar o aumento de abortos. Em defesa da ideia, o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social, D. José Alves, avançou o argumento do envelhecimento da população. "Se não houver natalidade em Portugal, os problemas que daí sobrevêm são muito grandes".

Esta determinação inscreve-se na defesa de "novas práticas de intervenção pastoral no que à saúde diz respeito, quer no início da vida, quer no seu termo, sem deixar de criar laços com todas as estruturas" no terreno.