15.11.07

UTAD vai estudar causas da pobreza -

Sónia Domingues, in Semanário Transmontano

A UTAD vai desenvolver trabalhos específicos no sentido de estudar as causas da pobreza. A medida insere-se no protocolo de cooperação assinado esta semana com a rede europeia anti-pobreza.

A UTAD assinou um protocolo de cooperação com a Rede Europeia Anti-Pobreza. O documento prevê a colaboração da academia transmontana com esta entidade, no sentido de realizar estudos na área da pobreza, para se poder desenvolver políticas adequadas.

Esta colaboração vai realizar-se através do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento da UTAD (Cetrad), que tem vindo a realizar vários estudos e investigações em áreas como a qualificação de pessoas, o empreendorismo, o desenvolvimento local e outras, que, segundo Lívia Madureira, presidente do Cetrad, se “encaixam, perfeitamente,” na problemática da “redução da pobreza”.

E é precisamente na área da investigação científica que o padre Jardim Moreira, da Rede Europeia Anti-Pobreza, espera encontrar apoio por parte da academia transmontana. “Com estes estudos aprofundados poder-se-ão desenvolver políticas mais eficazes para combater este flagelo”, referiu.

Para Jardim Moreira, com esta colaboração, será também possível obter informações úteis para a “aplicação correcta das verbas do Quadro de Referência Estratégica Nacional”.