21.11.07

Consulta a jovens e famílias vulneráveis

in Jornal de Notícias

A consulta de apoio específico a famílias e jovens de risco teve início, no Porto, há apenas duas semanas e conta já com "cerca de 100 famílias" referênciadas com necessidades de apoio, declarou,ontem à Agência Lusa, Adelino Vale Ferreira, director regional do Norte do Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT).

A criação da consulta, no âmbito do projecto de prevenção da toxicodependência, foi anunciada, ontem, a par da Conferência "Famílias, Estilos de Vida e Drogas", que encerrou os trabalhos de dois dias na Universidade Portucalense, no Porto.

A consulta funciona diariamente entre as 8 horas e as 20 horas na sede do IDT/Norte, na Avenida da Boavista. De acordo com o responsável "o tipo de respostas que é dada vai desde as informações ao apoio na forma de lidar com as situações até mesmo à terapia familiar", acrescentando que considera "imprescindível" o envolvimento da família na prevenção na toxicodependência.

Adelino Ferreira sublinha que "os jovens carecem de respostas urgentes e quase imediatas e não podem, perante uma crise familiar, por exemplo, ficar a aguardar um mês ou dois por uma consulta", garantindo que estes podem recorrer directamente aos serviços da equipa técnica, que entre outros, é composta por terapeutas familiares, psicólogos clínicos e psiquiatras. Pretende-se que o projecto, pioneiro em Portugal, concretizado inicialmente na área metropolitana do Porto, se estenda a outros distritos.