21.11.07

Promoção da coesão social deve ser uma prioridade nacional

in Sol

O Alto Representante do Secretário-Geral da ONU para a Aliança das Civilizações defende que a promoção da coesão social deve ser uma prioridade nacional


Jorge Sampaio falava numa mensagem de vídeo transmitida na Conferência de Encerramento do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, uma iniciativa lançada em Berlim sob a égide da Presidência Alemã da União Europeia e celebrada em 2007 em toda a Europa.

A segunda metade do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades coincidiu com a Presidência Portuguesa da União Europeia (UE), que decorre neste segundo semestre do ano.

O Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos foi criado para sensibilizar a população para o direito à igualdade e à não discriminação e permitir às populações expostas à discriminação conhecerem melhor os seus direitos e a legislação europeia.

Segundo Jorge Sampaio, a promoção da coesão social deve continuar a ser uma prioridade nacional, considerando que o actual sistema de protecção social apresenta grandes fragilidades.

«A Europa tem conhecido nos últimos anos o agravamento da pobreza e de algumas formas de exclusão social. Portugal apresenta grandes contrastes a nível da distribuição da riqueza», disse o antigo Presidente da República.

De acordo com Jorge Sampaio, após 30 décadas de democracia, Portugal ainda não conseguiu ultrapassar as assimetrias do desenvolvimento que caracterizam o território nacional.

No entendimento de Jorge Sampaio, a luta contra a pobreza e a exclusão «é uma questão de dignidade social e de obrigação moral indiscutível e, sem prejuízo do importante contributo da via assistencial, deve ser prosseguida pelo crescimento da economia e da justiça social através da igualdade de oportunidades».

Segundo o antigo Chefe de Estado, neste Ano Europeu importa sublinhar que a Europa está perante um desafio comum a todos os países e que está em causa a condição de sustentabilidade do projecto europeu.

Para vencer este desafio, adiantou, a Europa deve apostar forte na modernização da Agenda de Lisboa, considerando que «é no plano da reforma do chamado modelo social europeu que se joga o futuro da União e da confiança dos cidadãos no projecto europeu».

De acordo com Jorge Sampaio, um novo ciclo da Agenda de Lisboa é uma meta importante da Presidência Portuguesa da UE, defendendo ser desejável que «se encontre a componente económica, social e ambiental».

«Do meu ponto de vista, espero que se possa ir mais longe e que Portugal abra a via para uma aposta forte da dimensão social», referiu.

Lusa / SOL