22.11.07

Portugal ultrapassado pela República Checa no ranking do rendimento da OCDE

in Jornal Público

Portugal caiu para a sexta pior posição no ranking do PIB per capita em paridades de poder de compra da OCDE, tendo sido ultrapassado pela República Checa nesta classificação, que compara dados de 2002 e 2005. De acordo com o estudo ontem divulgado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económicos (OCDE), o PIB per capita português equivalia em 2005 a 69 por cento da média dos 30 países daquela instituição, contra 72 por cento três anos antes.

Atrás de Portugal ficam apenas a Hungria, a Eslováquia e a Polónia, três países da UE também membros da OCDE, assim como o México e a Turquia. A República Checa, cujo PIB per capita equivalia em 2002 a 66 por cento da média da OCDE, passou em 2005 à frente de Portugal com um PIB a 70 por cento desta mesma média.

Os dados publicados mostram alterações significativas nos três anos em análise na posição relativa de alguns países. Assim, a Itália caiu de um nível que ultrapassava em cinco por cento a média da OCDE para um nível cinco por cento inferior. O PIB per capita da Suíça, que era 30 por cento superior à média em 2002, já só a ultrapassava em 20 por cento três anos mais tarde. A Noruega tinha em 2005 um rendimento por habitante superior em 64 por cento à média contra 45 por cento em 2002. Ocupa o segundo lugar deste ranking, liderado pelo Luxemburgo. Lusa