12.11.07

Ambiente chumba parque nómada para o Algarve

in Jornal Público

Uma família de etnia cigana, que ocupa um terreno do Parque Natural da Ria Formosa, anseia por um espaço com água e electricidade, mas as autoridades ambientais chumbaram um parque nómada que a Câmara de Faro queria instalar onde o clã está a viver. O projecto, para o qual já tinha sido aprovado financiamento comunitário, consistia na construção de um espaço com cozinha e balneários colectivos na zona do Rio Seco, entre Faro e Olhão, mas o Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) não o viabilizou.

A família, com cerca de 40 elementos, ocupou durante dois anos um espaço igualmente em área protegida, junto ao Teatro Municipal de Faro, mas por querer avançar com a requalificação da zona ribeirinha, a câmara chegou a acordo com a família para que se deslocasse para um novo espaço.

O Parque Natural afirma "nada ter contra" a instalação da família na área protegida e explica que a inviabilização do parque nómada não se prende exclusivamente com valores naturais presentes. Segundo disse à Lusa a direcção do PNRF, o projecto foi chumbado pelo facto de o terreno estar integrado no Plano de Ordenamento da Orla Costeira Vilamoura/Vila Real de Santo António, classe de áreas húmidas e ameaçadas pelas cheias. "Para além de ser Reserva Ecológica Nacional, estas classes de espaço são bastante restritivas quanto a qualquer tipo de edificação, ocupação e alteração da morfologia dos terrenos", acrescentou.

A zona anteriormente ocupada pelo clã, no Parque Ribeirinho da cidade, apesar de também estar integrada no Parque Natural, é classificada como área de enquadramento, logo menos sensível e sujeita a condicionamentos. A autarquia local quer instalar ali equipamentos desportivos e de lazer, razão pela qual pediu à família que se transferisse para outro terreno, igualmente propriedade da câmara. Enquanto o parque nómada não avança, as populações nómadas terão de procurar outros sítios para erguer as suas habitações e depender da boa vontade das autoridades locais. Lusa