29.3.10

Combate à pobreza e exclusão social na Horta

in Jornal Diário

O programa "De mãos dadas no combate à pobreza e à exclusão social" acaba de ser lançado pela autarquia local.

A Câmara Municipal da Horta apresentou no Salão Nobre dos Paços do Concelho o programa denominado “De mãos dadas no combate à pobreza e à exclusão social”, em parceria com mais de duas dezenas de entidades do município.

No Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social, a autarquia pretende chamar a atenção da população para a importância deste tema, bem como accionar mecanismos de inclusão social e de sensibilização da população para a igualdade de direitos e oportunidades.

Os objectivos específicos do programa centram-se no reconhecimento dos direitos, na responsabilidade partilhada e participação, na coesão e no envolvimento e na acção concreta.

Considerando os estereótipos que giram em torno da pobreza e da exclusão Social, que são problemas integrantes de uma comunidade e que reclamam uma responsabilização colectiva, o município da Horta, enquanto promotor do desenvolvimento social concelhio, pretende desenvolver um projecto desta natureza, de forma a reconhecer os direitos das pessoas que estão em situação de pobreza e/ou exclusão e sensibilizar a opinião pública para essas mesmas situações, num trabalho onde toda a comunidade é convidada a participar e a intervir.

Este projecto incide na promoção de uma campanha de sensibilização pública para os problemas da pobreza e da exclusão social através dos órgãos de comunicação social, sensibilizar a comunidade local para os problemas da pobreza e da exclusão social através do desporto, a realização de uma marcha pelo combate às situações de pobreza e/ou exclusão social, bem como a colocação de faixas com a designação do projecto em todas as modalidades desportivas.

Está igualmente previsto um Fórum de discussão sobre os fenómenos da pobreza e da exclusão social e políticas de Inclusão denominado “No combate à pobreza e à exclusão social que políticas de inclusão?” e onde serão abordados, entre outros, os seguintes temas: principais factores associados à pobreza e à exclusão social, grupos mais vulneráveis a situações de pobreza e/ou exclusão social, principais políticas e programas de intervenção.

Uma última vertente do projecto é a promoção de contextos de formação/workshops temáticos, nomeadamente de culinária, artesanato, saúde, cidadania e informática, resultando assim num programa vasto e abrangente.