26.3.10

Trichet: Portugal tomou "decisões importantes"

in Jornal de Notícias

O presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, considera que Portugal tomou as decisões que lhe parecem "importantes, nomeadamente, o congelamento dos salários na função pública", de acordo com a Euronews.

Já Nout Wellink, um membro do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu, tinha afirmado ontem, quinta-feira, que Portugal teria ainda de tomar medidas adicionais às que anunciou no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) para este ser "realmente credível".

Em entrevista a uma rádio holandesa, Nout Wellink afirmou que o Executivo português teria, então, de apresentar mais medidas para combater o défice das contas públicas, para além das que estão no PEC.

Na resposta, o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos garantiu não estar preocupado com as declarações do responsável do BCE.

Com o PEC, o Governo pretende reduzir o défice para 8,3 por cento este ano, chegando a 2013 com um desiquilíbrio das contas públicas de 2,8 por cento e com uma dívida pública abaixo dos 90 por cento do PIB.