26.3.10

Mais 20 mil trabalhadores da construção procuram trabalho

Virgínia Alves, in Jornal de Notícias

O sector da construção teoma em não dar mostras de recuperação: o desemprego continua a subir e em Fevereiro registou um aumento de 37,2% face a igual mês de 2009. E mesmo as obras de engenharia civil apresentam decréscimos na ordem dos 12%.

A maioria dos indicadores do sector da construção apresentou nos dois primeiros meses deste ano "evoluções negativas", de acordo com a análise da conjuntura da Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas (FEPICOP), salientando ainda que o pessimismo dos empresários, superior ao registado noutros países da União Europeia (UE), fica a dever-se à redução de encomendas.

Segundo o mesmo relatório, os indicadores de confiança, em Janeiro e Fevereiro, continuam com uma variação negativa (-2,8%), face aos mesmos meses de 2009, quando já esperavam valores mais elevados dadas "as medidas implementadas para atenuar os efeitos da crise, mas que ainda não se fizeram sentir para a maioria dos empresários".

Desemprego

A má situação que o sector atravessa arrasta consigo normalmente elevados números de desempregados. Em Fevereiro, segundo dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), estavam inscritos à procura de novo emprego 75 736 pessoas da construção, o que representa um aumento de 37,2% (+20 546) face ao mesmo mês no ano anterior, quando estavam inscritas 55 190. Só de Janeiro a Fevereiro foram mais 956 pessoas do sector da construção que se registaram no IEFP.

E os empresários não vislumbram melhorias a curto e médio prazo, referindo que as obras de engenharia civil - que registaram um aumento excepcional de 10% em 2009, não deverão esses valores, "tendo em atenção o esforço de contenção de despesa pública previsto efectuar-se até 2013".

Ontem, à margem do Seminário Nacional da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), o ministro das Obras Públicas, António Mendonça, anunciou a criação de um grupo de trabalho interministerial com vista ao estudo de medidas para a dinamização do sector da construção e da mediação imobiliária.