31.3.10

Empresas deram 65 milhões à comunidade

in Diário de Notícias

Entre 45 grandes empresas portuguesas houve um reforço de 30% no financiamento de acções de responsabilidade social


A maioria das empresas portuguesas mais empenhadas na responsabilidade social elege o apoio às comunidades locais e às crianças e só depois a cultura como prioridade de investimento. Estas as conclusões de um estudo que integrou 45 empresas - entre elas as maiores do PSI-20 - que contribuíram com 65 milhões de euros para a comunidade em 2008.

Promovido pela SDC- Consultora em Desenvolvimento Sustentável, o estudo permitiu ainda observar que o conjunto daquelas 45 empresas reforçou em 30% o "investimento" em causas sociais face ao esforço realizado no ano anterior.

Quando se assinala o Ano Europeu do Combate à Pobreza, os participantes da conferência subordinada ao tema "Negócios e Pobreza" - onde foi apresentado o estudo - foram unânimes em considerar que "o aumento do envolvimento das empresas nas questões sociais é uma tendência inexorável, que acaba por mobilizar também os próprios trabalhadores", como ressalvou John Elkington, presidente executivo da consultora inglesa Volans. Elkington confessou que prefere começar as suas abordagens como consultor de empresas para traçar estratégias de responsabilidade social pelas grandes companhias: "Justamente porque o impacto é maior e gera um efeito de imitação".

De acordo com o estudo, as escolas, associações culturais e recreativas, as festividades locais, entre outras, são as mais apoiadas pelas empresas analisadas. Outro dado relevante - que dominou o debate -é que "apenas 13% das empresas apresentam linhas estratégicas" para o seu envolvimento social, apesar de 62% delas comunicarem as suas acções. Seleccionar com critérios mais racio- nais as acções a apoiar e medir o seu real impacto no médio e longo prazo é, assim, o grande desafio para que a filantropia evolua cada vez mais para a inovação social.