25.3.10

Financiamento da Grécia domina cimeira europeia

Célia Marques de Azevedo, in Jornal de Notícias

Zona Euro


Os chefes de Governo da Zona Euro poderão chegar hoje, quinta-feira, a acordo sobre um pacote de ajuda à Grécia. O tema não faz parte da agenda de trabalhos, mas arrisca-se a dominar as conversas dos chefes de Governo dos 27 até ser resolvido.

Oficialmente, o encontro é dedicado ao clima e à versão renovada da estratégia europeia de crescimento e emprego, mas o problema de défice excessivo de Atenas e as consequências deste em toda a Zona Euro colhem mais atenção.

A Alemanha é quem está a travar o processo de ajuda em favor de um financiamento do Fundo Monetário Internacional (FMI), mas já condescendeu em parte do formato. Caso a Grécia não consiga financiar dívida já no fim do próximo mês, Angela Merkel defende que seja o FMI a conceder o crédito ao país, mediante a quota com que Atenas contribui para a organização e que este seja complementado com ajudas bilaterais voluntárias de países da euro-área.

Ontem, no Parlamento Europeu, Durão Barroso voltou a apelar aos governos dos Dezasseis para que aprovem nesta cimeira o plano de resgate da Grécia.

"É adequado criar, dentro da Zona Euro, um instrumento de acção coordenada, que poderia ser usado para ajudar a Grécia, em caso de necessidade", disse o presidente da Comissão Europeia. A maior parte dos líderes europeus está contra uma solução de financiamento protagonizada pelo FMI porque receiam que possa "ser interpretada como uma incapacidade das instituições europeias.