29.3.10

Imigração: Apoio a associações de imigrantes mantém valor de 2009

Pedro Silva Pereira, in Correio do Minho

O Governo atribuiu hoje 525 968 euros a associações de imigrantes para desenvolverem no terreno projetos de integração, de um total de 750 000 euros previstos para 2010, mantendo o valor de 2009.

'Aumentámos muito o apoio desde 2004, que estava em 280 000 euros e agora estabilizámos em 750 000 euros', disse à agência Lusa o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, no final da assinatura dos protocolos entre o Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Inter Cultural e associações de imigrantes.

Segundo o ministro, foram hoje abrangidas 33 associações que candidataram projetos e numa fase posterior outras poderão vir a associar-se a este programa, destinado a promover a integração dos imigrantes, criar igualdade de oportunidades e lutar contra o insucesso e abandono escolar, bem como a valorizar a diversidade cultural.

'Lutámos durante muitos anos por boas condições de integração dos portugueses que trabalham no estrangeiro e queremos também estar à altura dessa ambição para a integração dos imigrantes que estão em Portugal', afirmou o ministro.

Silva Pereira sublinhou que estas associações fazem 'um trabalho meritório' na promoção da diversidade e da identidade cultural das comunidades que representam, mas também ao nível das condições de integração, sobretudo no combate ao abandono e insucesso escolar.

'São projetos que servem para apoiar essa ação no terreno, que ajuda a fazer de Portugal uma sociedade com melhores condições de integração e uma sociedade mais justa', declarou.

O ministro frisou, também, que as políticas p úblicas devem apostar na parceria com as associações, que hoje em dia são parceiros do Governo 'em praticamente todas as respostas da política pública para a integração dos imigrantes', seja na quarta geração do Programa Escolhas, seja no funcionamento dos centros de apoio nacionais e locais ao acolhimento dos imigrantes.

'Tudo está a ser feito com as associações de imigrantes, porque elas é que estão no terreno, conhecem bem as comunidades, muitas vezes o terreno difícil daqueles bairros mais críticos, mais vulneráveis, e essa parceria é muito importante para uma integração bem sucedida na sociedade portuguesa', justificou, acrescentando ser esta a boa prática reconhecida a nível europeu.

Segundo o ministro, existem em Portugal 124 associações e cerca de 450 000 imigrantes em situação legal, um número mais reduzido do que o verificado na maior parte dos países europeus que se tornaram países de acolhimento de outros cidadãos.

De acordo com a alta comissária para a Imigração e o Diálogo Inter Cultural, Rosário Farmhouse, a maioria das entidades que se candidata ao Programa de Apoio ao Associativismo Imigrante 'investe bastante' no eixo da integração e igualdade de oportunidades, que está 'muito vocacionado para o combate ao abandono e insucesso escolar', mas também medidas de apoio mais generalizadas às famílias, apoio psicológico ou jurídico ou de mediação em várias áreas.

'Cada associação vai definindo as suas actividades, perante a realidade que tem à sua volta', explicou.