26.3.10

FEUP First Job reúne 50 empresas e 600 alunos

in Diário de Notícias

São mais de 50 empresas que, nos dias 23 a 25, se cruzam com 600 alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto na Feira de Emprego FEUP First Job. É a maior par- ticipação de sempre ao nível das empresas, com presença de nomes como Mota-Engil, Sonaecom, EDP, Efacec, Martifer, Nestlé, BPI ou PT Inovação. Destas, 28 têm ofertas específicas de emprego para preencher.

Rosário Trindade, responsável pela organização, explicou ao DN que os lugares disponíveis nas salas para o quick job hunting (entrevistas de recrutamento e selecção) esgotaram rapidamente, tantos eram os pedidos. A questão é que, em cada sala, só podem estar sete empresas, agrupadas em função das áreas de engenharia em que pretendem contratar, de modo a que os potenciais candida- tos possam, em sistema rotativo, passar por todas elas, dispondo de 15 minutos de entrevista "para provar que merecem ser contratados para aquele lugar", graceja.

A Mota-Engil é presença habitual nas feiras de emprego promovidas pelas universidades, já que, diz Maria Moura, responsável pela área de recrutamento da construtora, este é o espaço privilegiado para "angariarmos jovens licenciados o nosso programa de estágios, o Start@me que tem por objectivo atrair jovens de elevado potencial, com espírito de liderança e ambição para o grupo".

A segunda edição do Start@me arranca em Outubro e tem a duração de um ano, sendo que os 30 estagiários são alocados a várias empresas do grupo, em função da sua formação e competências, razão por que a Mota-Engil participa em várias feiras de emprego organizadas por faculdades, designadamente pelo Instituto Superior Técnico, pela Católica e pela Faculdade de Economia.

E não se pense que o estágio na empresa é só isso. Não tem por objectivo um efectivo reforço dos quadros do grupo com potencial novo, diz Maria Moura. Ao processo de recolha de várias centenas de candidatu- ras nos meses de Abril e Maio, segue-se a selecção e avaliação nos meses seguintes, os testes de aptidão e a entrevista até se chegar, em Outubro, aos 30 felizes contemplados. "Tentamos ficar com o máximo possível. Estes jovens são determinantes para preparar o futuro do grupo Mota-Engil", diz.

Presente estará também o grupo Rangel, que pretende contratar cem novos colaboradores até ao fim do ano, 25 dos quais com formação superior. A FEUP teve, nos últimos quatro anos, uma média de empregabilidade acima dos 87,60%.