30.3.10

Mercado: Portugueses em primeiro no consumo

Célia Marques Azevedo, in Jornal de Notícias

Portugal e o Luxemburgo foram os países europeus onde o desempenho do consumo mais cresceu, em 2009, segundo a Comissão Europeia, que continua a encontrar grandes barreiras no mercado interno europeu.

Nos dois países referidos, o mercado retalhista subiu cinco pontos percentuais, no caso de Portugal de 50 para 55% e no caso do Luxemburgo de 63 para 68%. O Painel de Avaliação dos Mercados de Consumo da Primavera, publicado ontem pela Comissão Europeia, mostra que os consumidores da UE não conseguem ainda tirar o máximo partido do mercado interno, devido a obstáculos ao comércio transfronteiriço. Essa diferença é ainda mais acentuada, e continua a aumentar, no que respeita ao comércio electrónico dentro e fora do país.

Apesar do nível elevado de consumo, em relação a Portugal, este é praticado em grande parte em termos nacionais.

Irlanda, Itália e Áustria, França, Eslováquia e Reino Unido são os restantes países onde o consumo cresceu, mas a uma taxa inferior à de Portugal.

Confiar nas autoridades
Sobre a protecção dos consumidores, 53,4% dos portugueses consideraram, em 2009, estarem devidamente protegidos, um aumento desde os 35% face a 2008. Mais de metade das pessoas observadas em Portugal confia nas autoridades públicas para as salvaguardarem em matéria de consumo.

A Comissão está a incentivar a remoção de obstáculos existentes ao comércio a retalho, com base num conjunto de medidas entre as quais se inclui a simplificação das regras aplicáveis aos retalhistas.