25.3.10

Cordões perigosos na roupa das crianças

in Jornal de Notícias

A Comissão Europeia emitiu um alerta sobre a venda de vestuário para crianças em que são utilizados cordões e laços após vários acidentes, alguns mortais, de estrangulamento.

A Comissão Europeia recebeu alertas de um número cada vez maior de acidentes provocados por estes cordões e laços que são apanhados pelas rodas de bicicleta, portas de automóveis ou de autocarros e até mesmo em divertimentos infantis.

"Peço aos pais que sejam prudentes", afirmou John Dalli, o comissário europeu responsável pela segurança e saúde dos consumidores, através de um comunicado. "Devo lembrar os industriais que são eles os responsáveis pela segurança dos produtos que colocam no mercado", acrescentava o comunicado.

As vítimas são normalmente crianças com menos de 7 anos ou adolescentes, feridos ou mortos por estrangulamento quando utilizavam vulgares camisolas com capucho, mas também fatos de criança e calças presas com cordões.

Cerca de cinco mil acções de inspecção levadas a cabo em lojas e armazenistas de 11 países da União Europeia (Áustria, Bulgária, Dinamarca, Estónia, França, Grécia, Irlanda, Lituânia, Holanda, Portugal e República Checa) entre Agosto de 2008 e Fevereiro de 2010 permitiram controlar mais de 16 mil peças de vestuário e descobrir que 2188 não respondiam às normas de segurança impostas pela UE. "70% das peças consideradas perigosas destinavam-se a bébes ou crianças pequenas", alerta o comunicado da Comissão Europeia.

Os capuchos do vestuário para crianças com menos de 7 anos não devem ter cordões ao pescoço e os das roupas dos adolescentes não podem ultrapassar 7,5 centímetros.