1.4.07

Call center da saúde arranca este mês para evitar idas desnecessárias às Urgências

Alexandra Campos, in Jornal Público

Tem uma dor de cabeça ou de barriga, mas não tem a certeza se há-de ir ao hospital? Precisa de fazer uma análise ou um exame e quer saber a localização da unidade de saúde mais próxima? A partir do próximo dia 25, passa a ter à sua disposição um novo serviço de atendimento telefónico de âmbito nacional, onde poderá obter todo o tipo de informações sobre prestação de cuidados de saúde.

Depois de um processo que se arrastou por três anos e de vários adiamentos da sua entrada em funcionamento, o Centro de Atendimento da Saúde (CAS) - que visa melhorar o acesso aos serviços públicos através de um call center - arranca finalmente a 25 de Abril, garantiu terça-feira, no Porto, o ministro da Saúde, Correia de Campos, que herdou o projecto do anterior Governo.

Mesmo a propósito, a central de atendimento telefónico começa a funcionar no dia em que entram em vigor algumas das cláusulas dos protocolos recentemente assinados entre as administrações regionais de saúde e uma dezena de autarquias, no âmbito da reformulação da rede de Urgências.

Aliás, um dos objectivos deste novo serviço - que absorve numa única plataforma os actuais dispositivos de atendimento telefónico, o Saúde 24 (pediátrico) e a Linha de Saúde Pública - é justamente o de evitar idas desnecessárias às Urgências.

E este objectivo será conseguido, acreditam os responsáveis, através do primeiro dos três tipos de serviço que o CAS se propõe oferecer - o de triagem, aconselhamento e encaminhamento de pessoas com problemas de saúde. A este nível, os doentes serão atendidos por enfermeiros que vão avaliar o risco dos sintomas descritos, dar conselhos e, se tal se revelar necessário, encaminhá-los para uma Urgência. A triagem será efectuada por 120 enfermeiros sediados em Lisboa e no Porto e as chamadas de emergência serão de imediato transferidas para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM, que funciona em articulação com o centro.

O CAS propõe-se prestar ainda um serviço de assistência em saúde pública e outro de acesso fácil e rápido de informação em geral, em português e inglês. E, nestas funcionalidades, para além do telefone, o utente pode aceder ao centro através de fax e de correio electrónico.

Durante os primeiros quatro anos, o CAS vai ser assegurado por uma empresa do universo da Caixa Geral de Depósitos, a EPS - Gestão de Sistemas de Sáude, que ganhou o concurso em parceira público-privada, estando a gestão da experiência a cargo da Direcção-Geral da Saúde (DGS).