5.11.07

Educação e maus tratos dominam noticiário sobre crianças

in Jornal Público

Temas como a violência sexual, os consumos e a delinquência são cada vez mais recorrentes no noticiário sobre crianças


a Os maus tratos, a violência sexual, a delinquência e a educação dominam as notícias sobre crianças divulgadas pela comunicação social portuguesa, concluiu um estudo do Centro de Investigação Media e Jornalismo que é hoje divulgado em Lisboa.
O estudo, designado Crianças e Jovens em Notícia e conduzido por Cristina Ponte, dá continuidade a uma investigação sobre o tratamento jornalístico da criança (0-14 anos) no Diário de Notícias em intervalos de cinco anos (1970, 1975, 1980, 1985, 1990, 1995, 2000), entretanto publicada em livro. Ao longo do ano 2000, foi feita a comparação com outro jornal português, o PÚBLICO, e com o espanhol El País, o britânico The Guardian e o francês Le Monde, durante uma semana. Em 2005, a equipa decidiu actualizar a informação alargando a investigação a mais jornais (Jornal de Notícias e Correio da Manhã) e a noticiários de televisão.

Em declarações à Lusa, Cristina Ponte explicou que na globalidade a criança aparece nas notícias no papel de maltratada ou de maltratante, mas também enquanto consumidor e aluno. O tema mais frequente na agenda noticiosa é o "risco social", com destaque para os subtemas "violência sexual" (em geral, a prisão ou julgamento de alegados abusadores sexuais) e a "delinquência" (por norma, assaltos ou outros actos violentos cometidos por jovens).

Em todos os jornais, explicou, encontra-se grande quantidade de peças curtas, que relatam de forma breve os acontecimentos, sem contextualização do problema. Já no subtema "negligência, abandonos e maus tratos", o terceiro mais abordado dentro do tema "risco social", encontram-se peças mais longas e com mais fontes de informação. Na abordagem destas questões, explicou, os media mostram pouco cuidado na protecção da identidade das crianças, atitude que, na opinião de Cristina Ponte, deveria ser alvo de debate no meio jornalístico.

O estudo permitiu ainda revelar que a educação é a segunda temática mais abordada nas notícias sobre crianças, assumindo-se como aquela em que há uma maior abertura à informação e ao debate público, não apenas pela frequência de peças, mas também pela sua visibilidade, dimensão e enfoque.

No âmbito deste estudo, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, foram analisados mais de seis mil itens noticiosos de jornais e televisões portugueses do ano de 2005 sobre temas como educação, situações de risco social, saúde e comportamento, entre outros, envolvendo crianças e jovens menores de 18 anos.