5.11.07

Marcha da igualdade lança alerta

in Jornal de Notícias

Numa iniciativa que congregou cerca de uma centena de pessoas, foi assinalado ontem, nas ruas de Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel, o Ano Europeu da Igualdade e Oportunidades para Todos.

"Há ainda muito a fazer na luta pela igualdade e fim da discriminação" nos Açores, seja ao nível da origem étnica, seja nos campos religioso e da orientação sexual, considera Clarisse Canha, presidente da delegação da UMAR em S. Miguel. Segundo esta dirigente da União de Mulheres Alternativa e Resposta, os participantes na marcha pertencem a diversas associações e Instituições Particulares de Solidariedade Social e lutam "por diferentes causas da igualdade", fazendo, por isso, todo o sentido "unir esforços", dado que "a causa é comum". Nesta iniciativa, a UMAR contou com a parceria da Rede de Apoio Integrado à Mulher, no âmbito do projecto "Nas Asas sa Igualdade", que assinala o Ano Europeu da Igualdade e Oportunidades para Todos.

O manifesto lançado no final da marcha, e para que contribuiram duas dezenas de associações, apela ao reforço de lutas em prol da igualdade e do fortalecimento de uma Humanidade que respeite também o meio ambiente.