20.3.10

Bairros olhanenses reflectidos na película de cinema

RF/Sofia Cavaco Silva, in Jornal do Algarve

Jovens Olhanenses integram projecto social e artístico de Combate à Pobreza e Exclusão Social.


“Cinema do Bairro” é o nome do projecto que entusiasmou seis jovens olhanenses a produzirem pequenos documentários, pequenos fios condutores de reflexão sobre o valor das pessoas que vivem nos bairros, os seus problemas quotidianos e a questão da exclusão social.

Olhão acolheu as intensas horas de filmagem que seis jovens da terra, residentes nos bairros sociais da cidade, realizaram e que irão ser integradas no documentário “Cinema do Bairro”. Trata-se de um projecto social e artístico que está a ser promovido pela Fundação INATEL e com o apoio do Instituto de Segurança Social e várias associações juvenis locais de todo o País. A iniciativa foi despoletada tendo como mote o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social. O objectivo passa por apresentar os jovens participantes “ao mundo do audiovisual de forma a contarem a sua história, o seu ponto de vista sobre o seu bairro”.

Para já, é possível adiantar que os jovens trabalharam os temas da toxicodependência em tenra idade e a forma como se supera essa situação, a forma como o sentimento de comunidade pode ser alterado com a mudança de bairro, o sentimento de exclusão social perante vizinhos do bairro e a gravidez na adolescência.

A assistente de produção do projecto, Ana Cónim, explicou que no caso dos jovens de Olhão a coordenação das imagens esteve a cargo da cineastra Marta Pessoa.

Importa ainda referir que em Olhão os responsáveis pelo projecto encontraram como parceiro a Associação Movimento Juvenil de Olhão (MOJU) e os trabalhos desenvolveram-se tendo como pano de fundo os bairros da Rua da Armona e das Panteras Cor-de-Rosa.

A versão final do documentário vai incluir as quatro histórias preparadas pelos jovens olhanenses assim como as histórias de jovens que moram em bairros de Coimbra, Amadora, Beja e Guimarães. A estreia está marcada para dia 27 de Abril, no Teatro da Trindade. A exibição desta longa-metragem em Olhão está prevista para dia 30, apesar de ainda não estar definido o local de apresentação.