25.2.13

Cáritas apela à solidariedade dos cristãos para ajudarem país e Governo

in RR

A Semana Nacional da Cáritas Portuguesa, este ano centrada no tema “Fé comprometida, cidadania activa”, arranca este domingo. À Renascença, Eugénio da Fonseca diz ser preciso evitar o empobrecimento do país e alerta os cristãos para a sua responsabilidade social.

“Sabemos que qualquer Governo não conseguirá por si só resolver todos os problemas e, por isso, precisa sempre da colocação activa e continuada dos cidadãos. Por isso, este ano, na Semana Cáritas falamos de cidadania e, de certa forma, chamamos à atenção dos cristãos que eles têm uma responsabilidade acrescida do compromisso que decorre da fé que professam que se traduz no amor concreto aos outros”, disse o presidente da Cáritas.

As situações de emergência social atendidas por esta instituição da Igreja em 2012 aumentaram cerca de 60% em relação ao ano anterior.

O presidente da Cáritas Portuguesa aproveita para deixar dois recados ao Governo: “Há necessidade de haver ainda um aumento maior em termos de verbas para os próprios serviços da Segurança Social; e uma aposta no atendimento personalizado, aproveitamento a existência de redes informais, como as Conferências Vicentinas ou os grupos paroquiais de acções sociais, que na proximidade estão a fazer um trabalho preciso”.

Esta iniciativa é marcada a nível nacional pela realização do peditório que acontece em diversas cidades nacionais de 28 de Fevereiro a 3 de Março.