26.2.13

36 mil idosos vivem sozinhos em Lisboa

in Correio da Manhã

Mais de 36 mil de um total de 130 960 idosos, com mais de 65 anos, vivem sozinhos em Lisboa. O ‘Retrato de Lisboa’ realizado pela PORDATA, no âmbito de um protocolo celebrado entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos, presidida por António Barreto, e a Câmara Municipal de Lisboa, traça uma capital envelhecida e cada vez mais abandonada: 15% dos 322 mil alojamentos estão vazios.
Para os 5733 nascimentos ocorridos em 2011 na cidade de Lisboa, registaram-se 6619 óbitos, um saldo negativo que se reflete no agravamento do índice de envelhecimento da população: 186 idosos por cada 100 jovens. "Atualmente, Lisboa está muito mais envelhecida do que o resto do País. Vinte e quatro por cento das pessoas que aqui residem têm 65 anos ou mais e 52 por cento dos residentes são pensionistas da Caixa Geral de Aposentações e da Segurança Social", revelou ontem Maria João Rosa, demógrafa e diretora da PORDATA.
Para Graça Fonseca, vereadora para a Economia e Inovação, "as cidades são locais de menos vizinhança, de menos comunidade, em que os laços estão mais dispersos". Como tal, é necessário "criar respostas contra o isolamento", como é o o caso do projeto ‘My Neighborhood’ (‘O Meu Bairro’), que a autarquia pretende implementar na Mouraria ainda este ano e até junho de 2015, num investimento de 130 mil euros, metade dos quais comparticipados pela União Europeia.