22.2.13

Prioridade é "reduzir nível muito elevado de desemprego"

Luís Reis Pires, in Negócios on-line

Benoît Coeuré elogia os esforços e resultados do programa português, mas sublinhas os "desafios" importantes que ainda estão por resolver.

A prioridade na zona euro neste momento passa por "reduzir o nível muito elevado de desempregado". Quem o diz é Benoît Coeuré, membro da Comissão Executiva do Banco Central Europeu (BCE).

Numa conferência dedicada ao ajustamento e crescimento dos países da moeda única, na Universidade Nova, Coeuré admitiu que os custos do ajustamento a que países como Portugal estão obrigados "têm sido elevados" e que muitos deles eram "inevitáveis".

No entanto, sublinhou, "o aumento do desemprego numa série de países foi agravado por atrasos nas reformas estruturais" e "pela falta de flexibilidade em sentido descendente dos preços e dos salários após 2008".

Foi esse "atraso" no ajustamento em sentido descendente dos salários e preços que "aumentou significativamente o custo real do ajustamento e o peso a suportar pelos estratos mais vulneráveis da sociedade".

O responsável da autoridade monetária do euro reconhece o esforço a que países como Portugal têm sido submetidos, mas avisa que é preciso continuar a implementar alterações na economia. "Elas são necessárias para lançar as bases de um crescimento robusto e sustentável", disse, concluindo que "as políticas orientadas para o crescimento não servem de substituto a um ajustamento orçamental externo: ambos os aspectos se reforçam mutuamente".