in RR
Projecto pretende fomentar a reintegração, capitalizando o conhecimento profundo que os sem-abrigo têm da cidade, em prol de turistas e residentes.
A mostra fotográfica "Rota da Mudança" apresenta, até ao final de Março, 60 fotografias sobre o Porto captadas por cinco sem-abrigo. As fotos estão em exposição em diversos espaços da cidade.
Segundo um comunicado da Universidade Católica do Porto, a ideia é fomentar a reintegração destes cidadãos, capitalizando o seu conhecimento profundo da cidade em prol de turistas e residentes.
Este é um dos primeiros projectos da "Rota da Mudança", promovido pela empresa social WelcomeHOME, "ideia de negócio incubada na Católica Porto" e que visa "colaborar, ainda, na formação e empregabilidade" dos sem-abrigo, sublinha a entidade.
Segundo a universidade, além das 60 fotografias, "os sem-abrigo vão compartilhar conhecimentos, histórias e emoções, sempre no âmbito do projecto que pretende mudar a faceta do Porto estandardizado".
A exposição está patente em vários locais da cidade do Porto, nomeadamente na Católica Porto (Campus Foz), na Casa da Música e nos espaços Maus Hábitos, Contagiarte e Hard Club, entre outros.
A Universidade Católica explica que "o grande objetivo da WelcomeHOME passa pela aposta, nos próximos cinco anos, na diversificação da oferta de auxílio a estas pessoas, através da criação e desenvolvimento de diversos projectos, em parceria com a sociedade".