20.2.13

Áustria quer ensinar Passos Coelho a combater desemprego

por António José Soares, in RR

Embaixador austríaco Bernhard Wrabetz diz que o tema vai ser debatido na visita a Viena do primeiro-ministro português.

A Áustria está disponível a partilhar com Portugal as suas políticas de sucesso no combate ao desemprego, afirma o embaixador austríaco em Lisboa.

Bernhard Wrabetz diz que o tema vai ser debatido com Pedro Passos Coelho na visita que o primeiro-ministro português vai fazer a Viena.

“As várias iniciativas de formação profissional, políticas activas de emprego, de reactivação do combate ao desemprego que a Áustria tem desenvolvido com muito êxito estarão entre os temas centrais da visita do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, a Viena, na próxima sexta-feira. O Governo austríaco está disponível para partilhar as suas experiências com Portugal como forma de solidariedade concreta.”

O diplomata falava ao final da tarde desta terça-feira em mais uma sessão da tertúlia diplomática, na Livraria Ferin, em Lisboa.

Bernhard Wrabetz destaca o sucesso das políticas que têm vindo a ser seguidas no seu país, sublinhando a prioridade dada ao combate ao desemprego jovem.

“Esta prioridade permite resultados positivos, mesmo em tempos economicamente difíceis. A Áustria é o país com a taxa de desemprego mais baixa da Europa e com a taxa de desemprego jovem mais baixa da Europa”, realça Bernhard Wrabetz.

Esta é uma realidade bem diferente da que se vive hoje em dia em Portugal. No final do ano passado a Áustria tinha uma taxa de desemprego a rondar os 4,5%, enquanto Portugal registava 16,9%.