26.2.13

Há cada vez mais candidaturas ao programa de desenvolvimento rural

in RR

São sobretudo jovens que continuam a procurar instalar-se na agricultura, ao ritmo de 280 por mês. Licenciados em várias áreas levam “ideias arejadas” para os campos.

O número de candidaturas ao programa de desenvolvimento rural (Proder) aumentou nos últimos tempos. A indicação consta de um comunicado da autoridade de gestão do programa.

São sobretudo jovens que continuam a procurar instalar-se na agricultura, ao ritmo de 280 por mês.

O presidente da Confederação de Agricultores de Portugal (CAP), diz que esses jovens são capazes de tornar o sector mais dinâmico dada a sua capacidade de inovação. “São licenciados, na maioria dos casos, e curiosamente noutros sectores que não no agrícola”, revela João Machado, acrescentando que “não tendo formação agrícola, estes jovens têm uma vantagem enorme para a agricultura: trazem ideias arejadas, que vão seguramente vão fazer muito pelos produtos agrícolas”.

O presidente da CAP alerta ainda para a necessidade da agricultura não se tornar num refúgio. Deve ser, na opinião de João Machado, “um sector onde tanto a economia como os políticos apostam permanentemente”.

É que sem “se produzir, não se cria riqueza e não se sustenta a economia do país”, defende.

João Machado recorda a “má experiência” de Portugal ter abandonado os campos. “Agora, 30 anos depois de termos entrado para a União Europeia” verificamos “não podemos viver só da alta tecnologia. Precisamos de comer também.”