5.12.13

1,2 milhões de pessoas abaixo do limiar da pobreza na Holanda

in Sol

Cerca de 1,2 milhões de pessoas na Holanda vivem abaixo do limiar da pobreza, uma realidade que tem aumentado nos últimos anos devido à crise, sobretudo entre a infância, anunciou hoje o gabinete holandês de estatísticas.

De acordo com os dados da CBS, no ano passado mais 150 mil pessoas passaram a viver em situação de pobreza, face a 2011, e estima-se que este ano se registe um novo aumento, embora mais pequeno, para depois baixar em 2014.

No estudo, em que também participou o Instituto Holandês de Investigação Social, revela-se que 7,6 por cento da população vive abaixo deste índice, definido como um rendimento mensal de 1.040 euros para uma pessoa solteira e de 1.430 euros para um casal.

O instituto de investigação social considera que um casal com dois filhos é pobre se os seus rendimentos brutos são inferiores a 1.960 euros mensais ou 24.000 mensais.

Num comunicado de imprensa conjunto, os dois organismos indicam que "o risco de pobreza é maior nas famílias monoparentais, entre os solteiros com mais de 65 anos, entre as pessoas que já recebem assistência social e nos lares não ocidentais", referindo-se à imigração.

"O índice de pobreza aumentou significativamente em todos estes grupos desde 2012", apontaram no comunicado.

Quanto à infância, refere-se no estudo que "a pobreza cresceu substancialmente desde 2007", registando-se um aumento de cem mil crianças a viver nesta situação, ou seja, 11,4% de todas as crianças que vivem na Holanda. Em relação a 2011, o aumento é de 3,4 pontos percentuais.

"Uma em cada de três pessoas pobres tem menos de 18 anos", afirmaram as duas entidades, que indicam ainda que esta taxa de pobreza está abaixo do pico máximo alcançado em 1994.

Referem também que "inicialmente a crise económica que começou nos finais de 2008 teve um impacto modesto" sobre estes grupos, e foi em 2011 que a taxa "aumentou substancialmente e teve um impacto ainda maior" no ano seguinte.

A Holanda tem 16,7 milhões de habitantes e um rendimento médio per capita de 35.493 euros, segundo dados de 2012.

Os dois organismos admitem que o índice de pobreza continuará a crescer este ano, mas a um ritmo inferior ao de 2012, e começará a diminuir ligeiramente no próximo ano, à medida que vão melhorando as estimativas de crescimento económico.

Em Outubro, a taxa de desemprego na Holanda era de 8,5%, ligeiramente inferior ao mês anterior, enquanto a taxa entre os jovens era de 11,6%, de acordo com a agência comunitária de estatísticas Eurostat.

A economia holandesa contraiu 1,2% este ano, e de acordo com a agência de notação Standard and Poors, que na semana passada retirou a nota máxima de triplo A, em 2014 haverá um crescimento de 0,5% e só nos anos seguintes registará uma maior progressão, até alcançar, em 2017, níveis prévios à crise.

Lusa/SOL