16.12.13

Mensagem de Natal para as comunidades alerta para risco de abuso e exploração

in RR

Numa mensagem dirigida "à grande Família Portuguesa", o secretário de Estado faz uma referência aos que, "em virtude de situações de dificuldades e carências", se vêem obrigados a sair do país.

O secretário de Estado das Comunidades aproveitou a tradicional mensagem de Natal para pedir aos portugueses que tencionam emigrar que se informem sobre a realidade que os espera, para evitar situações de abuso e exploração.

Numa mensagem dirigida "à grande Família Portuguesa", José Cesário faz uma referência aos que, "em virtude de situações de dificuldades e carências", se vêem obrigados a sair do país, "não por opção, mas por necessidade".

"Mais jovens e mais velhos, de vários extractos sociais, vários são os portugueses que se encontram nesta situação", reconhece o governante.

A todos eles, o secretário de Estado relembra que "é essencial informarem-se acerca da realidade que vão encontrar e estarem cientes dos direitos que os assistem, para evitar cair em situações de abuso ou exploração".

Recomenda a consulta da campanha "Trabalhar no Estrangeiro - Informe-se antes de partir" e apela aos emigrantes que, no caso de terem dificuldades, recorram aos postos diplomáticos, consulados ou embaixadas, a procurar ajuda.

Dirigindo-se aos empresários portugueses no estrangeiro, "que estão a dar um contributo fundamental para a recuperação" da economia, o secretário de Estado agradece o esforço e confiança, contributo que considera "decisivo para o futuro de Portugal".

Cesário agradece ainda a todos os que trabalham na rede diplomática e consular, que "ajudam a transmitir uma imagem de um Portugal moderno", e aos "homens e mulheres de cultura, aos professores, aos académicos, aos investigadores, aos que promovem a Língua e a Cultura Portuguesas no mundo".