in Notícias ao Minuto
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, enalteceu hoje a prática e a importância "daqueles que dão tudo a troco de nada", considerando ser "inquestionável o valor incomensurável" que o voluntariado tem na coesão social.
Porto, 05 dez - O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, enalteceu hoje a prática e a importância "daqueles que dão tudo a troco de nada", considerando ser "inquestionável o valor incomensurável" que o voluntariado tem na coesão social.
"Porque a coesão social é bandeira desta Câmara, porque é inquestionável o valor incomensurável que o voluntariado tem nesse desiderato, não podíamos deixar passar esta data sem lhe prestarmos o devido destaque", afirmou Rui Moreira esta manhã, na abertura do Fórum 2013 "O Voluntariado em Tempos de Crise".
Esta iniciativa da autarquia, que assinala o Dia Internacional do Voluntariado, decorre desde 2007, ano em que foi fundado o Serviço Municipal de Apoio ao Voluntariado.
Para Rui Moreira, assinalar este dia tem como objetivo "exaltar a prática e a importância daqueles que dão tudo em troca de nada" de natureza material, sendo que "a recompensa interior de cada um dos voluntários será um infinito bem-estar com o mundo e consigo próprios".
O voluntariado, acrescentou, na sociedade em geral, e no Porto em particular, "assume uma importância nevrálgica para o funcionamento de muitas organizações, sejam elas de solidariedade social, de índole cultural, cívica, desportiva ou recreativa, institucional ou informal".
Rui Moreira afirmou estar convicto de que "o voluntariado é hoje uma das práticas que mais contribui para um efetivo exercício de cidadania", acrescentando ser "inegável" a sua importância no combate à exclusão social.
O Serviço Municipal de Apoio ao Voluntariado é essencialmente suportado numa aplicação informática, alojada na página da internet da autarquia e criado para "facilitar e promover o encontro entre cidadãos que desejam exercer o voluntariado e as instituições promotoras do mesmo na cidade", lembrou o autarca.
O serviço conta atualmente com 112 instituições inscritas e recebeu já a visita de 9.996 voluntários.