3.12.13

Rede Europeia Anti-Pobreza pede revisão do Rendimento Social de Inserção

por Cristina Branco, in RR

Organização defende que a medida não está a cumprir o papel de reinserção social e de combate à pobreza. Tema em debate no Porto, por especialistas nacionais e internacionais.

A Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal (REAPN) apela ao Governo que ajuste à actual conjuntura os critérios de atribuição do Rendimento Social de Inserção (RSI).

A coordenadora nacional da organização, Sandra Araújo, alerta que, com os cortes e as alterações introduzidas, a medida “não está a cumprir o papel de reinserção social nem está a actuar no combate à pobreza”.

“Nós sabemos que há situações de miséria extrema em que não vai ser possível construir um projecto de inserção”, afirma à Renascença.

Os recentes cortes no valor da prestação e a revisão dos critérios de atribuição do RSI “tornam impraticável o acesso a muitas pessoas e o valor médio da prestação não permite actuar no combate à pobreza”, acrescenta.

O Governo e o país “têm de perceber a importância desta medida”, considera da REAPN, que apela a um debate aberto com todos os agentes sobre o contexto do RSI.

O tema está em debate esta manhã no seminário internacional "Rendimento Social de Inserção: uma garantia de cidadania?", organizado pela REAPN e a decorrer na Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto.