17.12.13

Preço dos transportes públicos vai aumentar 1%

in Jornal de Notícias

O preço dos transportes públicos vai aumentar, em média, 1% em janeiro de 2014, em linha com a inflação prevista no Orçamento do Estado, avançou o secretário de Estado dos Transportes.

"A inflação estimada no Orçamento do Estado é de 1% para 2014 e, assim sendo, o ajustamento tarifário que entrará em vigor a partir de 1 de janeiro de 2014, e que será autorizado por portaria a publicar muito brevemente, é de 1% para os títulos das empresas de transporte", disse Sérgio Monteiro.

O secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, salientou que o Governo está a fazer "apenas o ajustamento à inflação estimada para 2014, em linha, com o que fez a 1 de janeiro de 2013".

No início deste ano, o preço dos transportes públicos registou um aumento médio de 0,9%, depois de aumentos de 4,5% (em janeiro de 2011, decidido ainda pelo Governo de José Sócrates), 15% (aumento extraordinário decidido pelo atual Governo em agosto de 2011) e 5% (em 2012).

Sérgio Monteiro recordou que o atual Governo teve de fazer aumentos extraordinários dos preços devido à "situação financeira crítica" em que encontrou as empresas de transportes.

"Pedimos por isso, também, o contributo dos utentes para a sustentabilidade das empresas de transportes, mas deixamos claro, em fevereiro de 2012, que não mais haveria qualquer aumento extraordinário e é isso que está a acontecer mais uma vez, mais um ano", justificou.