4.4.22

Conflito na Ucrânia pode agravar situação de fome no mundo alerta a ONU

in SicNotícias

A Ucrânia é um dos maiores produtores e exportadores de cereais.

A guerra na Ucrânia está a colocar em risco a produção de alimentos em todo o mundo. A ONU teme que haja um aumento de fome, uma vez que o conflito no leste da Europa está a comprometer o acesso aos cereais.

Mesmo em tempos de guerra, há quem prepare a terra para a plantação de trigo que ocorre na primavera. Na zona perto de Lviv, no oeste da Ucrânia, há perto de dois mil hectares de terreno que, dentro de poucos dias, vão ter toneladas de trigo e soja a nascer.

Praticamente toda a produção vai ficar na Ucrânia porque o Governo quer assegurar alimentos para os ucranianos.

Em guerra é impossível contrariar a queda na produção: a colheita de trigo ou outros cereais na Ucrânia pode ter caído para mais de metade. Isso está a deixar dezenas de países apreensivos, uma vez que a Ucrânia é um dos maiores produtores e exportadores de cereais do mundo.

Dados da ONU mostram que a Somália, Tunísia, Paquistão, Moldávia, Líbano e Egito são os países que mais importam trigo ucraniano. Mas há muitos outros países que dependem do trigo que se compra à Ucrânia, sobretudo países mais pobres onde as farinhas, o pão e os óleos são essenciais para alimentação que, muitas vezes, é bastante precária.

A incerteza quanto à duração do conflito leva a ONU a deixar um alerta: a fome pode agravar-se, sobretudo no próximo ano.