6.4.22

Portalegre: Semana da Interculturalidade com meia centena de atividades em oito concelhos do distrito

in Rádio Portalegre

(Por Carla Aguiã) - Portalegre mobilizou-se para a dinamização da Semana da Interculturalidade, com mais de 30 parceiros, em oito concelhos do distrito e meia centena de atividades programadas, que vão desde conferências, exposições, workshops gastronómicos, danças do mundo e testemunhos de estudantes internacionais.

A iniciativa dinamizada a nível nacional pela Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN), arrancou esta segunda feira e decorre até domingo.

Na cerimónia de abertura, a vice-presidente da EAPN Portugal, Maria Joaquina Madeira, destacou a forte adesão do Alto Alentejo a este projeto que visa “alertar consciências, informar e formar a opinião pública sobre a questão da xenofobia, racismo e preconceito”.

Em declarações à Rádio Portalegre Maria Joaquina Madeira sublinhou a importância da sociedade reconhecer que “ser diferente é um valor”, alertando que esta consciencialização requer conhecimento, formação e cidadania.

A sessão inaugural da Semana da Interculturalidade decorreu, segunda feira, no auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).

O anfitrião, Fernando Rebola, vice-presidente do IPP, começou por destacar a participação pertinente do politécnico neste evento, pelo facto desta ser a organização mais multicultural da região.

Segundo Fernando Rebola, a instituição tem atualmente 311 estudantes estrangeiros de 25 nacionalidades, o que o dirigente considera “fonte de enriquecimento recíproco e oportunidades de partilha e aprendizagem mútua”.

O primeiro dia desta Semana da Interculturalidade ficou marcado pela conferência sob o tema “O Direito à Educação”, que contou com a participação de Ana Bettencourt, consultora e assessora do Presidente Jorge Sampaio, entre 1996 e 2006.

Nesta homenagem ao antigo Presidente da República, Ana Bettencourt destacou o trabalho intenso de Jorge Sampaio no sentido de garantir educação para todos e no combate ao abandono escolar.

Em declarações à Rádio Portalegre, Ana Bettencourt disse que Jorge Sampaio, ou o “Presidente da educação” conseguiu durante os seus mandatos “uma evolução muito grande no sentido da diversificação dos alunos que chegavam à escola” e destacou a postura do antigo Chefe de Estado, “sempre muito junto dos portugueses”.

No Alto Alentejo a Semana da Interculturalidade é promovida pelo Núcleo Distrital de Portalegre da EAPN.

As atividades vão decorrer nos concelhos de Portalegre, Elvas, Ponte de Sor, Arronches, Avis, Campo Maior, Nisa e Monforte.

O programa completo pode ser consultado no site www.eapn.pt