19.4.22

“Go Green” Alunos da Escola de Moura envolvidos em projecto ambiental internacional

in Planície

Chama-se “Go green with your smart future” (seja verde com o seu futuro inteligente), e é o mais recente projecto criado pelas turmas do 8º A e D, pela professora Susana Laureano da disciplina de Ciências Naturais e por mais professores da Escola de Moura, em parceria com escolas da Turquia, da Croácia e da Polónia.Muito mais do que um projecto ambiental, o objectivo desta proposta, é permitir a aquisição de competências interdisciplinares, possibilitando aos estudantes mais conhecimento sobre temas da vida real, contribuindo para o desenvolvimento da sua personalidade.

A ideia surgiu durante as aulas de Ciências Naturais e o entusiasmo das turmas foi imediato, tal como explicaram os porta-vozes Rita Linhas Roxas, Duarte Valente e Filipe Valente, da turma do 8º A, em entrevista à Planície: “A professora de ciências fez a parceria com os países (Turquia, Croácia e Polónia) e fizemos o registo na plataforma eTwinning (a comunidade de escolas da Europa).

Duarte Valente complementou o propósito da iniciativa, afirmando que “além de ser ecológico, tem o objectivo de formar os jovens e despertá-los para o que daqui em diante irão enfrentar, principalmente esta geração e sensibilizá-los para o que está a acontecer e a mudar os seus hábitos de consumo e de vida”.

O aluno explicou que o ponto de partida no que diz respeito aos hábitos ecológicos de cada um de nós, começa precisamente com algumas questões: “A separação do lixo? Será que é preciso vir de carro para a escola? Será que preciso desta embalagem, em vez de comprar avulso? Queremos ser um exemplo para os nossos colegas, com actividades práticas ecológicas e benéficas para o ambiente”, disse Duarte Valente.

Filipe Valente, outro dos alunos envolvidos, sente-se feliz por estar a conseguir transformar práticas do quotidiano não só na escola, mas na família: “Antes de começar este projecto, tivemos de mudar os nossos hábitos e estamos a tentar isso com os colegas, com a minha família e a família de todos os que estão aqui”.

Uma das etapas da proposta, concluída recentemente, foi um estudo feito pelos alunos que durou meses e consistiu “em contar o número de carros que vêm para a escola e com esse número, fazer a percentagem de alunos que vêm para a escola de carro. Com a ajuda de alguns sites, percebemos a quantidade de CO2 (Dióxido de Carbono) que é emitido numa manhã e quantidade de árvores a que correspondem essas toneladas de dióxido de carbono”.

O sucesso do “Go green with your smart future”, passa acima de tudo, pela mensagem de sensibilização aos colegas da escola. Rita Linhas Roxas assegurou que esse trabalho já está a ser feito: “Vamos começar a fazer grupos na nossa turma e vamos às outras salas falar sobre o projecto e sobre os Eco Pontos, que é muito importante”.

Como uma enorme admiração pelo trabalho desenvolvido pelos alunos, a professora de Ciências Naturais, Susana Laureano, disse ser um “orgulho e um gosto trabalhar com eles. Só os conheci este ano e achámos que só por si não era suficiente, tratar dos conteúdos das ciências, tendo em conta que estamos a viver alterações climáticas extremas e que estas gerações vão sofrer os efeitos disso”.

Em jeito de agradecimento, a docente frisou que este, é um “projecto que envolve várias disciplinas e tem a colaboração de vários colegas”, sem esquecer a “receptividade da direcção de agrupamento” sobre a aceitação de projectos.

A ter em conta que a proposta “Go green with your smart future”, vai ser apresentada à comunidade científica jovem, no congresso “Cientistas em Acção”, que se realiza em Estremoz, no próximo dia 29 de Abril.

O trabalho dos alunos de duas turmas do 8º ano do Agrupamento de Escolas de Moura, pretende ser mais do que um projecto ambiental e sim um intercâmbio de experiências e conhecimento.