29.4.22

Jovens de Faro debatem a Interculturalidade como caminho para a paz na Europa

in Postal

Um grupo de alunos da Escola Secundária João de Deus vestiu-se de branco e partilhou mensagens contra o discurso do ódio, estampadas nas t-shirts

No passado dia 8 de abril, o Mercado Municipal de Faro foi o palco escolhido para a iniciativa “Unidos na Diversidade pela Paz”. Uma iniciativa organizada pela Europe Direct Algarve (hospedada na CCDR-Algarve) e os promotores da semana da interculturalidade, EAPN – rede europeia anti-pobreza e ACM-CNAIM Algarve.

O objetivo foi debater a interculturalidade como um dos caminhos eficazes para a manutenção da paz na Europa mas também entre os povos em geral.

Inicialmente um grupo de alunos da Escola Secundária João de Deus, vestiu-se de branco e partilhou mensagens contra o discurso do ódio, estampadas nas t-shirts. Os alunos caminharam pelo espaço do mercado, dando corpo à da campanha EAPN – rede Europeia anti-pobreza.Fotos D.R.ptr

O Poema EUROPA de Adolfo Casais Monteiro, foi sendo declamado nas vozes de António Gambóias e Ana Oliveira, atores responsáveis pelo grupo teatro escolar Tapete Mágico e também professores da Escola Secundária Pinheiro e Rosa. Canções do mundo como Imagine de George Lennon preencheram os silêncios.

A segunda parte da iniciativa deu lugar a uma conversa com o tema “Interculturalidade: o caminho para a Paz”. Ouvimos os testemunhos de dois imigrantes no Algarve (utentes do ACM-Cnaim Algarve) Pavel (moldavo), e Olga (ucraniana) e ainda de 3 jovens (2 espanholas e 1 lituana), voluntárias do Corpo Europeu de Solidariedade e do programa EU4EU a que se seguiu uma sessão de perguntas e reflexões onde participaram todos os presentes. “Concluímos que a Interculturalidade é, de facto, um caminho para a PAZ! E a Paz começa no acolhimento que cada um de nós faz a quem chega e é, de algum modo diferente. Estamos inevitavelmente ‘Unidos na Diversidade’ e na Adversidade, PELA PAZ” afirma Ana Paula Burnay do Europe Direct Algarve.

A equipa da Faro2027, o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, a Escola Secundária João de Deus, a Associação Atrevo, a cooperativa ECOS e a Ambifaro apoiaram a iniciativa.

#istoéEuropa #interculturalidade #ofuturoéTeu #SI2022 #standforUkraine


Mais informações sobre a Semana da Interculturalidade

A EAPN Portugal tem vindo a desenvolver várias iniciativas no sentido de ativar e mobilizar a comunidade local para o combate à pobreza e exclusão social. As atividades realizadas neste âmbito têm sido bastante diversificadas, contando sempre com uma parceria alargada, fomentando, por um lado, uma maior sensibilização para a importância do combate à pobreza e da exclusão e, por outro lado, um maior incentivo ao trabalho em parceria e à criação de sinergias ao nível local. A interculturalidade, cada vez mais presente na nossa sociedade, exige um conhecimento mais aprofundado das várias culturas e diversidades que integra. É através do conhecimento de outras culturas e dos contactos que temos com essas culturas/diversidades que nos enriquecemos enquanto cidadãos.

Apostar na interculturalidade é acreditar que se pode aprender e enriquecer através do diálogo e da convivência com o outro. Foi neste entendimento que a EAPN Portugal tem vindo a desenvolver desde 2014, com o ACM – Alto Comissariado para as Migrações, a Semana da Interculturalidade, com o intuito de sensibilizar os cidadãos para a necessidade de uma sociedade intercultural que tenha presente os valores da solidariedade; da não discriminação pela aparência, etnia, género ou nacionalidade; da igualdade; do respeito pela diferença e pela diversidade; da partilha e da inclusão, de forma a garantir uma cidadania mais inclusiva e mais igualitária.


O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. CONSULTE! INFORME-SE! PARTICIPE! Somos a A Europa na sua região!