in Jornal Público
Um homem que tem tatuado no braço a frase "La maté porque era mía". Um outro, junto a uma sepultura que tem gravada um nome de mulher e a inscrição "Tu maltratador amantísimo". São dois dos cartoons expostos no edifício novo da Assembleia da República, em Lisboa. A exposição A Violência não Faz o Meu Género abriu ontem ao público no âmbito de uma campanha nacional que prevê várias acções até ao final do mês. Só este ano, até Junho, chegaram às forças policiais mais de sete mil denúncias de violência doméstica - uma média de 39 por dia.
Os dados apresentados ontem pela presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), Elza Pais, mostram que desde 2000 o número de ocorrências registadas pela PSP e GNR tem vindo a subir. No ano passado foram contabilizados 20.595 crimes. Nunca tinham sido tantos. Os dados provisórios do primeiro semestre de 2007 apontam para uma descida (7020), mas Elza Pais diz que "é cedo para fazer uma leitura" do que isso significa. Um levantamento feito também este ano revela que há 212 pessoas na prisão, em Portugal, por homicídio conjugal; a maioria são homens.
Organizada pela World Press Cartoon e pela CIG, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a exposição mostra uma selecção de 50 cartoons de uma outra (Por una Vida sin Malos Tratos) promovida no ano passado, em Madrid, pela Fundação da Universidade de Alcalá e pelo Governo de Espanha. Inclui obras - de autores de vários países - que são "um libelo feroz contra as agressões de que são vítimas milhões de mulheres", diz António, cartoonista do Expresso e comissário da exposição. Podem ser vistas também no site do PÚBLICO (http://static.publico.clix.pt/docs/imagens/cartoonsviolenciagenero/index.html)
Até ao final do mês, a campanha contra a violência sobre as mulheres chega a todo o país sob a forma de colóquios, anúncios nos media e folhetos.
O jovem bombeiro de Ponte de Lima acusado do crime de fogo posto negou ontem a autoria do crime e disse que no dia dos factos tinha fugido do local do incêndio devido a uma "atitude infantil". O bombeiro, de 22 anos, afirmou no Tribunal de Ponte de Lima que se assustou quando viu uma carrinha aproximar-se do local do incêndio, onde ele tinha parado para ver o que se estava a passar. Disse ainda que "ficou com medo que o apontassem como autor do fogo" e, por isso, fugiu. "Mais tarde pensei: "Mas, afinal ,porque é que eu fugi, se não fiz nada?". Foi uma atitude infantil", referiu.
O ministro da Agricultura, Jaime Silva, adiantou ontem que serão distribuídas 200.000 vacinas contra o serótipo 1 da língua azul e que estas começarão a ser ministradas hoje a rebanhos que não tiveram contacto com a doença. "Estamos a organizar e a definir quais as áreas do país prioritárias", disse o ministro aos jornalistas no fim de uma visita conjunta com a ministra da Educação à escola profissional Alda Brandão, em Colares, Sintra. De acordo com Jaime Silva, a vacinação para prevenir o serótipo 1 da língua azul, doença que afecta quase 600 explorações pecuárias em Portugal, poderá começar hoje.
O novo Estatuto do Jornalista, vetado em Agosto pelo Presidente da República, Cavaco Silva, e corrigido pelo Governo socialista, foi ontem publicado no Diário da República. Cavaco Silva promulgou a lei, apesar do apelo para que recusasse a promulgação do diploma feito por vários profissionais e pelo Sindicato dos Jornalistas (SJ), que entregou ao chefe do Estado um parecer do constitucionalista Jorge Miranda, em que se alertava para "inconstitucionalidades" em matéria de direitos de autor. O Estatuto dos Jornalistas foi aprovado a 20 de Setembro, no Parlamento, apenas com os votos da maioria socialista.
Algumas das melhores escolas de Música da Europa - a École Normale Supérieure de Paris, o Royal College of Music de Londres, ou a Academia Lituana de Música e de Teatro de Vílnius - participam na 2.ª edição do Harmos Festival, que se realiza no Porto e noutras cidades do Norte do país, de 21 a 25 de Novembro. O programa inclui concertos, conferências, um simpósio internacional e a edição de um disco. São organizadores o Instituto Politécnico do Porto/ESMAE, a associação Engenho das Ideias e também, este ano, a Casa da Música, que acolhe vários dos concertos.
O ministro do Ambiente manifestou-se ontem satisfeito com a decisão do Supremo Tribunal Administrativo que deu "luz verde" à co-incineração em Souselas, Coimbra, indeferindo a providência cautelar interposta pela câmara local. "Estamos muito satisfeitos porque sabemos que o Direito e o bom senso prevaleceram", disse Francisco Nunes Correia, à margem do Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento. "A co-incineração é uma prática corrente em toda a Europa e Portugal não deve ser excepção", disse o governante.
A criança deve aprender várias línguas em simultâneo, estimulada por jogos didácticos, segundo um estudo do investigador Alberto Sousa apresentado ontem no 1.º Congresso Internacional sobre Arte, Cérebro e Linguagens. "Considera-se a educação não como uma transmissão do saber, mas como uma formação do ser, onde todas as programáticas são objectivadas para o desenvolvimento das capacidades da criança", referiu Alberto Sousa, investigador da neuropsicologia da linguagem. Alberto Sousa sugere a aprendizagem das línguas portuguesa, francesa, inglesa e alemã.