25.7.11

Câmara atribui este ano 1,5 milhões em apoios para projectos de acção social

in Destak

A Câmara de Lisboa vai apoiar este ano com cerca de 1,5 milhões de euros projetos na área da ação social, valor que representa uma subida superior a 13 por cento em relação ao ano anterior.

De acordo com os valores aprovados pela câmara municipal, a maior fatia deste apoio – mais de um milhão de euros - é relativa a projetos que têm o município como principal promotor e representam dois terços do total que a autarquia prevê atribuir este ano no âmbito do Regulamento de Atribuição de Apoios do Município de Lisboa (RAAML).

Nestes incluem-se os protocolos com o Centro Social do Exército de Salvação – Centro de Xabregas (com um apoio de 277.530 euros), o VITAE – Associação de Solidariedade e Desenvolvimento Internacional (289.537 euros), a AMI – Fundação de Assistência Médica Internacional (176.329 euros) e a Sociedade de Instrução e Beneficência ‘A Voz do Operário’ (142.864 euros).

A ABRAÇO – Associação Apoio a Pessoas com VIH/SIDA, a Associação de Apoio à Vítima (APAV), a Fundação Portuguesa ‘A Comunidade Contra a Sida’, a Casa da Praia – Centro Doutor João dos Santos, o Movimento de Expressão Fotográfica (MEF) e o Elo Social – Associação de Integração e Apoio ao Deficiente Jovem e Adulto são outras das associações abrangidas.

Quanto às diversas áreas apoiadas na ação social, a da prostituição é a que recebe a maior fatia, com um apoio de 83.212 euros para os projetos do Instituto Adoradoras Escravas do Santíssimo Sacramento e Caridade e da Obra Social das Irmãs Oblatas do Redentor, cujo custo global está estimado em 196.906 euros.

Na área do envelhecimento a autarquia comparticipará com 80.310 euros três projetos de outras tantas instituições, estimados no total em 146 mil euros, e para projetos relacionados com as famílias serão destinados 44.909 euros do orçamento municipal.

O município apoiará com 64.635 euros dois projetos na área dos sem-abrigo - da Associação Assistência de São Paulo e da Associação Cooperação, Intercâmbio e Cultura–CIC Portugal -, num global de investimento dos promotores estimado em 107.725 euros.

Um único projeto da área da interculturalidade será apoiado: o da MORABEZA – Associação para a Cooperação e Desenvolvimento, que receberá da autarquia 8.500 euros.

Finalmente, na área da saúde foram selecionados através das candidaturas ao RAAML três projetos – dois da Associação ABRAÇO e um da Associação Portuguesa de Celíacos -, que receberão da autarquia um total de 41.944 euros.

As candidaturas ao RAAML para o ano de 2012 estão a decorrer até final deste mês.