25.7.11

Mercado de luxo é o que melhor resiste à crise

in Diário de Notícias

Portugal "mostra-se menor do que é" e precisa de "terapia económica" para entrar no mercado de luxo.

Quando o Ocidente se debate com uma crise económica sem precedentes e alguns países europeus, como Portugal, se preparam para o embate de uma quebra brutal no poder de compra, há um mercado que cresce a um ritmo anual de 7% em todo o mundo: o luxo.

Segundo o "Diário Económico", a crise e a necessidade de ganhar escala obrigaram as marcas de luxo a reposicionarem-se geográficamente. China, Brasil, México e Rússia são hoje os países que mais consiomem luxo, enquanto na Europa esse consumo está a abrandar.

Segundo Sílvio Passareli, director da Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado, em São Pulo, "Portugal faz exactamente o contrário da França: Portugal é maior do que aparenta ser e a França é menor do que diz ser. Em França, misturaram-se meia dúzia de legumes e faz-se um 'ratatouille' muito chique. Enfeitam-se as coisas e até se sobre-dimensiona a realidade. Já Portugal mostra-se menor do que é". Resolvido esse "complexo de humildade", Portugal pode aproveitar o seu posicionamento privilegiado como "porta de entrada da América, pela proximidade cultural e linguística" e pela "relação histórica com as ex-colónias, sobretudo com Angola que tem registado um rápido crescimento económico".