28.7.11

Falência iminente de empresa luxemburguesa põe portugueses em risco

in RR

A falência iminente da empresa de construção luxemburguesa Socimmo ameaça lançar no desemprego 420 trabalhadores portugueses, que hoje se manifestaram em frente ao Ministério da Economia do Luxemburgo.

Segundo o representante dos trabalhadores, Paulo Viegas, estão em causa 476 postos de trabalho, 420 de portugueses. A empresa está com dificuldades de tesouraria e não consegue as garantias bancárias de 600 mil euros necessárias para continuar a operar.

A maioria dos trabalhadores está na empresa há mais de 15 anos, em média. Paulo Viegas garante que a empresa continua a ter trabalho e acredita que é viável.

"Se a reunião de hoje à tarde for conclusiva, temos condições para continuar a trabalhar. Compreendemos que têm que eliminar 150 postos de trabalho, mas é das pessoas que estão com contratos. Temos muito trabalho, é demais para os 476 operários actuais", afirma, adiantando que a carteira de encomendas ascende a 39 milhões de euros no próximo ano e meio.

O representante dos trabalhadores diz ainda que o ministro do Trabalho do Luxemburgo lhe garantiu que, mesmo que a falência da Socimmo se concretize, os postos de trabalho estão garantidos em outras empresas, mas não se mostra muito satisfeito com a possível solução.