25.7.11

Vítor Gaspar: "Crescimento da economia regressará em 2013"

por Bárbara Barroso, in Dinheiro Vivo

O ministro do Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, anunciou hoje que o "crescimento económico regressará só em 2013".

No IX Fórum Banca e Mercado de Capitais, organizado pelo Diário Económico, o ministro adiantou que "prevemos nove trimestres de contracção, o que corresponde a uma contracção acumulada de 4%".

"A tensão e a turbulência nos mercados afectou as economias europeias. As previsões actuais da CE, do BCE, do Ministério das Finanças e do Banco de Portugal apontam para contracção da actividade económica, uma contracção acumulada de 4%. Já a taxa de desemprego passará para 13% em 2012", afirmou o ministro.

Vítor Gaspar adianta que o "sistema bancário português continuou a ser sólido ao contrário do registado em alguns países europeus. Reflexo disso, os resultados dos testes de stress acabaram por trazer alguma tranquilidade aos investidores e aforradores".

"O Governo quer manter boas ligações com o sistema bancário português. O sector público deixará de ser um factor de risco e de instabilidade para o sistema bancário e para a estabilidade de todos em geral. A actividade dos bancos é fundamental para o equilíbrio das contas. Os bancos nacionais continuaram a enfrentar grandes desafios ao nível estrutural", perspectiva o ministro.

Sobre a cimeira de 21 de Julho, Vítor Gaspar considerou que "os resultados foram muito positivos" e enumerou-os: "reduzir a probabilidade de contágio, o impacto positivo da melhoria das finanças públicas portuguesas".